09 abril 2016

O Dia de Folga de Jorge Cruz



"Dia de Folga" de Ana Moura, com letra e música de Jorge Cruz, está perto de atingir a marca dos 2 milhões de visualizações no YouTube. Foi o single que catapultou o álbum Moura, que atingiu a platina em apenas duas semanas. A canção de Jorge Cruz tem sido amplamente elogiada aqui e lá fora. No dia em que a vida de estrada de Ana Moura a leva à maior sala de espectáculos do país (Meo Arena), recordamos o que se diz de "Dia de Folga":

  • Blitz: «Uma destas estreias – a de Jorge Cruz – é particularmente brilhante. Em pouco mais de dois minutos, o homem forte dos Diabo na Cruz cria não só um dos melhores temas do álbum, como um dos singles mais contagiantes da música portuguesa recente. Letra e música, em tom divertido e ritmo acelerado, casam-se na perfeição, e a curta duração de "Dia de Folga" convida a audições consecutivas. Um vício quase pop, que representa uma das caras do disco: se Moura pretende ser um retrato da cantora portuguesa, ficamos tentados a dizer que "Dia de Folga" é o seu lado solar. (...) Eis uma Ana Moura feliz, festiva, castiça e, acima de tudo, confortável nesse registo.»
  • NPR: «If you know Portuguese music at all, you probably know the wistful, dark-hued, sadness-soaked music called fado. And one of fado's greatest stars is singer Ana Moura — heck, even Prince is a fan. Moura certainly knows how to work a song, and in her latest, "Dia De Folga" (Day Off), she applies her smoke-and-whisky contralto to something surprising: a tune as light and sweet as a French macaron. "There are so many reasons/for the sadness to take a day off," she sings — and pulls you into her sugar rush.»
  • Blitz: «Escrita por Jorge Cruz, dos Diabo na Cruz, Dia de Folga é um shot de energia ou, como bem escreveu a NPR, um sugar high que resulta, com alguma surpresa, numa das mais empolgantes canções pop dos últimos tempos.»
  • Financial Times: «For a Fadista, Ana Moura can sound surprisingly sunny: after the slow opening burn of “Moura Encantada”, “Fado Dançado” has a peppy bounce, and “Dia De Folga” a trotting stop-start country beat and handclaps.»
  • NYTimes: «sunny, rootsy pop music, like her strummy recent song “Dia de Folga,” which could almost pass on an Alison Krauss record.»
  • Ana Moura no Correio da Manhã: «Esta gente toda tem uma linguagem muito portuguesa, só que é uma linguagem muito actual e com a qual eu também me identifico muito. O ‘Dia de Folga’ não podia ser mais português, com todas aquelas personagens. Para mim, todos estes compositores têm uma veia fadista.»
  • Ana Moura na RTP: «O Dia de Folga é uma música bastante ritmada, é a música que encerra os meus concertos e encerra sempre em festa, as pessoas normalmente levantam-se e dançam. Aliás, eu convido as pessoas a dançar nessa música. Eu recebo imensos vídeos de pessoas a filmar os seus filhos em frente ao ecrã a cantar o Dia de Folga. É incrível.»

3 comentários:

Sofia Sousa disse...

Quem me dera ouvir a Dia de Folga tocada pelos Diabo na Cruz :)

Diogo Toscano disse...

esta dia de folga é um espectaculo, o jorge cruz devia escrever para mais pessoas.

Mariana Lopes disse...

a minha mãe está sempre a cantar esta música. nunca imaginei gostar tanto de uma música que a minha mãe também gosta :D