07 maio 2016

“Jorge Cruz foi uma peça fundamental”


Raquel Tavares continua a promover o novo disco que tem a canção de Jorge Cruz como protagonista. Na sexta-feira encheu o Chiado de gente a cantar com ela "Meu Amor de Longe". Esteve ainda no Concerto de Bolso da TSF (onde Diabo na Cruz esteve em 2014) a falar da letra e música de Jorge Cruz:
«Jorge Cruz foi uma peça fundamental. O single Meu Amor de Longe é dele, música e letra, e foi o ponto de partida para chegarmos ao equilíbrio do que queríamos fazer passar neste álbum. (...)
«Foi o primeiro inédito que recebi aquando da recolha do reportório. Quando recebi este tema, eu, o João Pedro Ruela, o Fred Ferreira e o Tiago Bettencourt achámos: é single. Ainda nem tínhamos o disco fechado e já sabíamos que era single. E porquê? Primeiro, porque é uma música brilhante, extraordinariamente bem escrita, sobre uma Lisboa contemporânea. Isto é quase o "Lisboa Menina e Moça" dos tempos modernos.  
«É [um tema] muito terno, muito lisboeta. Se o Linhares Barbosa fosse vivo, que é um dos maiores poetas populares do fado, poderia ter sido escrito por ele. E este é o maior elogio que eu posso dar ao Jorge Cruz, porque o João Linhares Barbosa é o meu favorito. E é a minha cara. Se me perguntarem que tema é que define o meu álbum, eu vou dizer o Meu Amor de Longe.»

1 comentário:

Sofia Sousa disse...

É engraçado ver como a Raquel Tavares se entregou tanto a esta música. Até pinta as unhas e põe tranças no cabelo sempre que a canta! Nota-se que está mesmo orgulhosa da música :)