08 janeiro 2017

Bernardo Barata & Ricardo Martins em entrevista


Em 2016, Ricardo Martins pediu ajuda a Bernardo Barata para a construção de um disco a solo de bateria. Gravaram uma canção por mês — de “Janeiro” até “Dezembro” são 12 canções que foram editadas online e que vão este ano conhecer uma edição física em vinil. A dupla foi entrevistada pela Antena 3:
Bernardo Barata: «Nunca tinha feito nada deste género, a não ser uma experiência com um violinista — que era a reacção a um filme, tocada à frente de um ecrã. Eu gostei logo muito do Ricardo e é uma coisa pessoal que vai para lá da música, mas por outro lado, por poder “disparatar” sonicamente tem-me vindo a dar um gozo do caraças, porque é o que me falta, em grande parte, nas outras coisas em que estou envolvido, que são mais rígidas, onde não dá para fazer isso.»
«Quando explico este trabalho que estou a fazer com o Ricardo a pessoas que não estão bem a par, uma boa parte delas ficam a estranhar e pensam que é uma grande seca! Mas depois quando as ponho a ouvir o disco percebem que não é bem assim. O Ricardo vê a bateria de uma forma um bocado especial. A bateria pode ser apenas um elemento de uma canção, com um papel muito definido, mas também pode ser algo radicalmente diferente e é aí que o Ricardo brilha, porque tira sons, porque inventa, porque não se segue pela lógica do elemento bateria como a base de uma canção.» 

Sem comentários: